DANDELION EXPLICA: Brainstorming
- Dandelion Projetos e Consultoria
- 27 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
A série DANDELION EXPLICA reunirá posts relacionados a termos e práticas do mundo corporativo com o objetivo de simplificar seu entendimento, uso e aplicação pelos empreendedores e interessados no tema.
Iniciaremos a série falando sobre BRAINSTORMING, um termo da língua inglesa que de forma literal significa "tempestade mental".
O Brainstorming surgiu na década de 1960 como técnica de resolução de problemas ou exercício para estímular o pensamento criativo. Apesar da máxima de que "a regra é não ter regras", na verdade recomenda-se que a prática tenha algumas diretrizes básicas para que o grupo não perca o foco e as discussões não sejam levadas para o lado pessoal e tornem a sessão improdutiva.
Estimular a divergência, apesar de aparentemente inútil, faz com que o grupo seja mais produtivo e nesse processo podem surgir ótimas idéias ou oportunidades que provavelmente não seriam identificadas sem esse estímulo. No início da sessão não recomenda-se que hajam críticas ou limitações (por parte do líder da sessão) às sugestões apresentadas. Posteriormente, o grupo deve ser conduzido a refletir sobre as opções apresentadas e convergir para uma limitação das opções levando em consideração algumas restrições (que só neste momento serão apresentadas pelo líder), com a finalidade de reduzir a lista de opções a uma quantidade que atenda aos objetivos inicialmente definidos para a sessão.
O tempo de duração da sessão é livre, porém, por questões de gestão do tempo, deve-se prever uma duração. Também é interessante evitar que a sessão seja interrompida, ou seja, não existe brainstorming que começa em um dia/turno e termina no outro (a não ser que a sessão tenha sido ininterrupta).
Ao final, o responsável por reunir e conduzir o grupo deve realizar o fechamento da sessão, agradecendo pela colaboração de todos e, caso possível, oferecendo feedback (termo de nosso próximo post da série) posterior sobre como as informações colhidas na sessão foram efetivamente utilizadas.
A seguir, confira um infográfico explicativo.

Comente e envie suas sugestões de termos para os próximos posts.
Ficamos por aqui e até a próxima!
Comments