TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO: Clean Technology
- DandComunica
- 31 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Clean technology ou tecnologia limpa, como o nome sugere, agrupa todo tipo de produto, serviço ou processo que reduz os impactos ambientais negativos quando comparados a seus equivalentes tradicionalmente utilizados. No rol das tecnologias limpas, podemos citar a geração de eletricidade fotovoltaica, por exemplo, que comparada aos seus equivalentes tradicionais apresenta reduzido risco ou impacto ao meio ambiente. As placas fotovoltaicas apenas captam a luz e calor emitidos naturalmente pelo sol e transformam em energia, enquanto a matriz hidrelétrica depende de represas em grandes áreas alagadas, a matriz termelétrica do uso de carvão e a matriz nuclear da produção e posterior descarte de grandes quantidades de elementos radioativos.
Ainda não existe uma padronização objetiva e amplamente aceita que permita estabelecer o limite entre uma tecnologia tradicional e uma limpa. Entretanto, é desejável que se consiga garantir a existência de algumas características antes de intitular qualquer coisa como clean tech: processos que priorizem o uso de materiais e energia de fontes renováveis, redução significativa no uso de recursos naturais não renováveis e redução ou eliminação de emissões de rejeitos de quaisquer naturezas.
O conceito engloba um propósito muito importante, já que a humanidade encara cada vez mais problemas em lidar com o desenvolvimento sustentável, entretanto o desconhecimento (ou teimosia) de alguns ao priorizar velhos hábitos, ainda causa barreiras às clean techs. Um bom exemplo, seria o dos produtos de limpeza. Já existe no mercado fabricantes de bons produtos de higiene e limpeza adotando o conceito do tudo em um, que possui a intenção de reduzir a poluição do solo e das águas, o consumo de substâncias agressivas ou tóxicas e a quantidade de embalagens descartadas. Resumindo, já é possível você ter apenas dois produtos em sua dispensa, que substituem cerca de 80% de todos os produtos de higiene e limpeza que você compra rotineiramente. Um produto para limpar qualquer coisa da casa: louça, roupas, móveis, chão, fogão e outro para usar como creme dental, xampu e sabonete.
Contudo, infelizmente existem marcas apropriando-se do conceito para realizar 'greenwashing', termo que define os esforços empreendidos para fazer com que o público acredite que o fabricante está se esforçando em proteger o meio ambiente, quando na verdade não está. Para verificar a idoneidade de uma marca, procure seus meios de comunicação, veja se seus esforços ambientais são comentados abertamente (e não apenas nas embalagens), procure conhecer seus fornecedores ou a origem de seus insumos, busque informações sobre seus balanços socioambientais e verifique a existência de certificações.
Fique de olho nos novos produtos, pois as clean techs certamente estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Quando houver oportunidade, faça um esforço para experimentar uma dessas tecnologias e conte pra gente o resultado da sua experiência!
E não esqueça: quando precisar de ajuda para modelar um produto, serviço, processo ou negócio inovador envolvendo o conceito clean tech, conte com a gente!
Com informações de: <cleantech.org> <investopedia.com> <abstartups.com.br>
Comments