TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO: Indústria 4.0
- DandComunica
- 14 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

O que é
Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, são termos que remetem à aplicação de tecnologias de automação (principalmente) para fazer com que fábricas sejam mais inteligentes, aumentando produtividade, rapidez e reduzindo custos e desperdícios. E como você já deve ter notado, inteligência é um termo extremamente importante no mundo da inovação! Aqui ela basicamente significa: tornar o maquinário utilizado nos processos fabris capaz de monitorar, prever e tomar ações para evitar ou corrigir alguma situação indesejada dentro do parque produtivo. É a fusão do mundo físico, digital e biológico.
Para esclarecer o nome que essa tendência ganhou, precisamos remeter ao passado: a Indústria 1.0 teve como força motriz a mecanização e uso da água e energia a vapor, já a 2.0 contou com a produção em massa movida à energia elétrica, por sua vez, a Indústria 3.0 surgiu quando os aparelhos eletrônicos, sistemas e a tecnologia da informação adentraram as indústrias.
Como está sendo aplicada atualmente
As transformações da Indústria 4.0 chegaram para mudar o funcionamento das fábricas, tornando-as mais rápidas e baratas porque as máquinas conseguem saber quando ocorre alguma falha e elas mesmas tomam as medidas corretivas necessárias. Isso envolve desde medidas simples até algumas mais complexas.
Imagine um grande supermercado que contém várias geladeiras, balcões de refrigeração e câmaras frigoríficas para produtos que não podem sofrer variações bruscas ou prolongadas de temperatura. O estabelecimento conta com grupos geradores programados para garantir o fornecimento de energia elétrica em caso de falha no fornecimento da rede convencional. Entretanto, por sorte ou azar, o plano de manutenção dos geradores não foi corretamente executado e uma falta de energia durante a madrugada levou à perda de toneladas de alimentos.
Soluções voltadas para a Indústria 4.0 permitiriam, no caso exposto acima, que os responsáveis fossem avisados de imediato a respeito da falha para que pudessem encontrar uma solução emergencial como: locação de um gerador temporário, deslocamento da carga para outra unidade ou alocação em caminhões refrigerados. Outra alternativa seria o sistema usar da própria inteligência para já tomar ações corretivas prévias (contatar um prestador de serviços de locação, avisar a outra unidade sobre a falha ocorrida e a necessidade de liberação de espaço ou ao responsável da logística para que preparasse os caminhões) até que os gestores assumissem o controle. O exemplo trata de uma situação corretiva, entretanto, vale destacar que a maior preocupação da Indústria 4.0 são as ações preditivas e preventivas.
As soluções são geralmente personalizadas para atender aos requisitos do cliente e o processo precisa de uma integração e funcionamento muito bom para realmente ser eficiente. Há quem diga que a Quarta Revolução veio para substituir o trabalho humano e promover demissões, entretanto acreditamos que a intervenção humana em determinadas decisões sempre será necessária e, como a quarta revolução está exigindo novos cargos, organizações e trabalhadores precisam adotar medidas de evolução e transição de carreira para essas funções.
Onde posso aprender mais a respeito?
Um clássico sobre esse assunto é o livro do economista alemão e ex-Presidente do Fórum Econômico Mundial Klaus Schwab, "A Quarta Revolução Industrial" (Editora Edipro). Vale dar uma olhada no portal mantido pelo MDIC e ABDI industria40.gov.br. E tem também uma TED Talk super interessante do Markus Lorenz (executivo do famosão Boston Consulting Group - BCG), ainda sem legendas em português, mas são só 9 minutinhos pra você praticar seu listening, que tal?! ;)
E lembre-se, se precisar de ajuda para colocar em prática uma ideia inovadora em seu negócio, fala com a gente!
Com informações de: <endeavor.org.br> <exame.abril.com.br> <industria40.gov.br>
Comments