TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO: Silver Economy
- DandComunica
- 3 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Silver Economy (economia grisalha, em tradução livre) é um termo comumente utilizado quando falamos do grupo de negócios que ofertam soluções voltadas ao envelhecimento populacional ou à terceira idade. Dados do IBGE demonstram que o comportamento evolutivo da população brasileira vem acompanhando a tendência de envelhecimento mundial, com aumento progressivo da proporção de idosos e redução da proporção de crianças e jovens.
Essa mudança na composição etária populacional, traz várias preocupações. Uma das mais recentemente discutidas no Brasil diz respeito à Previdência, em decorrência das propostas de reforma nas regras de aposentadoria que estão sendo discutidas no Congresso Nacional. O cenário brasileiro, onde cada vez mais pessoas solicitam aposentadoria e cada vez menos jovens estão em um trabalho formal, já está compondo o pesadelo dos que trabalham no planejamento orçamentário em todas as esferas públicas.
Entretanto, como quase todas as ameaças a uma atividade tradicional representam oportunidades para negócios com uma modelagem mais flexível, o ambiente está muito favorável ao surgimento de tecnologias focadas em solucionar as dores da terceira idade de forma inovadora. E nesse sentido, alguns caminhos já estão sendo trilhados.
A gerontecnologia, por exemplo, é composta por um conjunto de sistemas e soluções em saúde e qualidade de vida voltadas especificamente para ajudar os mais velhos e seus cuidadores em atividades do dia a dia, permitindo-os recuperar (ao menos em parte) a autonomia perdida devido a incapacidades advindas da idade. Em diversas partes do mundo, outras soluções também estão sendo pensadas para ajudar os sexagenários em atividades relativas a: entretenimento, comunicação, atividade física, mobilidade, empregabilidade, visão, audição, acessibilidade, prevenção de quedas, higiene, cuidados domésticos e outras.
Exposição promovida anualmente em Paris, a Silver Economy Expo é voltada especificamente para apresentar serviços e tecnologias para os seniors. Em 2017 o evento contou com 68 expositores que apresentaram suas soluções em diversas áreas de interesse da silver economy. A existência de eventos específicos é um bom indicativo de como o nicho de mercado vem crescendo.
Com muitos países (em especial os mais desenvolvidos) já incluindo o envelhecimento populacional como prioridade na elaboração de suas políticas, quem sair na frente ao desenvolver soluções para atender a silver economy deverá ter pela frente muitas e boas oportunidades de negócio, tanto no âmbito público quanto no privado. Vale muito a pena ficar de olho nessa tendência e incluir seus princípios em futuros projetos.
Imagem: freepik
Com informações de: <ibge.gov.br> <oglobo.com> <smartsilvereconomy.eu> <silvereco.org> <silver-economy-expo.com>
Comments