DANDELION EXPLICA: Crowdsourcing
- DandComunica
- 18 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Continuando na Série DANDELION EXPLICA, hoje abordaremos o Crowdsourcing (palavra da lígua inglesa que remete a crowd: multidão e source: fonte/origem, ou seja " a fonte é a multidão", logo a seguir você vai entender porque...)
Prática amplamente utilizada nos Estados Unidos há cerca de 10 anos, o Crowdsourcing consiste em uma nova forma de desenvolver soluções colaborativas dos mais variados tipos (design, arte, pesquisas, traduções e legendas, publicidade, desenvolvimento de novos produtos, políticas públicas, embalagens, identidade visual, etc) na atual economia digitalizada. A proposta é muito simples, com apenas 5 passos você inicia um projeto:
PASSO 1: Acesse uma plataforma de crowdsourcing que reúna profissionais com as competências que você procura;
PASSO 2: Lance um desafio ou fale sobre o problema/necessidade que você precisa resolver;
PASSO 3: Defina o valor em dinheiro que será pago a quem conseguir atender sua demanda e quanto tempo o profissional terá para desenvolver a solução;
PASSO 4: Aguarde os profissionais analisarem suas informações, desenvolverem as ideias e enviá-las;
PASSO 5: Escolha a ideia que mais lhe agradar OU relance o desafio OU desista do projeto e receba seu dinheiro de volta.
É claro que em cada passo existem recomendações a serem seguidas para que o projeto tenha maiores chances de sucesso, então vamos a elas:
DICA 1: Lançar o mesmo projeto em plataformas diferentes aumenta as chances de conseguir uma solução viável;
DICA 2: Nas descrições do projeto seja o mais específico possível, falando o que você espera e o que você não gostaria de ver nas propostas;
DICA 3: Quanto maior o prêmio ($$$), mais chance de atrair a atenção de profissionais experientes para seu projeto e quanto maior o tempo, maior a chance de obter mais propostas;
DICA 4: Visite a plataforma frequentemente para dar feedback às propostas recebidas. Se você der a entender que é uma pessoa ausente, os profissionais concluirão que você desistiu do projeto e que, portanto, não vale a pena 'perder tempo' desenvolvendo uma solução para você;
DICA 5: Na maioria das plataformas, a qualquer momento você pode fazer alterações no projeto (valor do prêmio, tempo de execução, requisitos, descrições, etc). Se mesmo assim você não ficar satisfeito, solicite reembolso.

AVISO AOS INICIANTES: Antes de lançar o projeto é necessário realizar o pagamento do valor do prêmio (isso é praxe em todas as boas plataformas), porém com o andar da carruagem você pode resolver aumentar o prêmio ou até desistir e obter reembolso. Apenas verifique as condições e políticas de uso para não ser pego de surpresa nos detalhes burocráticos. E como todo e-client que tem juízo, não deixe de pesquisar um pouco sobre a reputação do site antes de realizar qualquer pagamento!
A Logo da DANDELION é resultado de um projeto de crowdsourcing e a experiência foi muito boa! Por R$ 350,00 obtivemos quase 50 propostas (umas muito boas e outras 'no sense'...) em menos de 45 dias, sendo que o designer ainda aceitou fornecer o manual da marca grátis. Como isso foi há 2 anos, atualmente o prêmio mínimo de um projeto de Logo está custando um pouco mais do que pagamos, mas ainda assim vale a pena!
Gostou do post?? Curte aí e deixe seu comentário com sugestão para os próximos...
Comments